sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Bolsonaro e o Mais Médicos

 O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) informou nesta quinta-feira (15) ter sido avisado pela embaixada de Cuba que todos os médicos cubanos deixarão o Brasil até o fim do ano.
 Bolsonaro disse que Cuba resolveu sair do programa por não concordar com o revalida. Programa esse que seria feito para certificar os médicos do Mais Médicos para que possam atuar na medicina no Brasil.
 O ministério de Saúde Pública de Cuba informou ter saído por "declarações ameaçadores e depreciativas" vindas de Bolsonaro.
 Com a saída de Cuba do Mais Médicos, 8,47 mil dos mais de 16 mil médicos, sairão do país. e mais de 3.000 ficarão com menos da metade de médicos trabalhando e 1.575 municípios ficarão sem médicos, pois nesses municípios só possuem cubanos no programa, tendo em vista que o programa Mais Médicos foi criado para atender em regiões mais carentes onde não há muitos médicos.
 Bolsonaro afirmou no seu twitter que o Brasil financiava o regime cubano através do programa, o que é mentira, pois os médicos cubanos são funcionários públicos de Cuba, então o Sistema Público de Saúde de Cuba, dos R$11.000 recebidos, passa R$3.000 ao médico cubano no Brasil, como uma empresa.
 Os médicos cubanos eram escolhidos para o Mais Médicos caso nenhum brasileiro ou estrangeiro de outra nacionalidade preenchesse as vagas, então os médicos cubanos eram mandados para atender em áreas mais carentes, eles só eram mandados em última instância.
 Foi uma enorme irresponsabilidade de Jair Bolsonaro, que até mesmo acusou os médicos cubanos de 'trabalho escravo' por Cuba ficar com parte do salário deles. Agora só resta saber qual medida será tomada para que esses municípios voltem a ter médicos.

Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/entenda-como-funciona-o-mais-medicos-e-por-que-cuba-decidiu-deixar-o-programa.shtml

https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/15/conselho-diz-que-foi-avisado-pela-embaixada-de-cuba-que-medicos-deixarao-brasil-ate-fim-do-ano.ghtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!